25.2.10

Da série: Aborrecimentos da vida moderna.

Spam. Vírus. Spywares. Fora os verdadeiros spywares, ou faquinhas, ou gente desocupada que não tem nada pra fazer. O orkut bloqueia as fotos e o scrap book, isso não é ótimo? Um conhecido me disse que acha isso ruim: agora não pode mais fuçar o orkut das moças bonitas... na boa, acho isso podre pra caramba. Procurar namorada no orkut? Fuçar os álbuns dos outros, pessoas que tu nem conhece, pra ver gatinhas(os)? Vai pra rua, ora. Beber com os amigos. Jogar conversa fora. Tuas chances de conhecer alguém interessante e verdadeiro com certeza serão melhores.
Porque a internet tá cheia dessa gente de vida "dupla". Em casa você é um, com seus amigos você é outro, e na internet você é totalmente diferente. A gente conhece umas pessoas assim, não? Eu já virei imã de malucos, eu sei. Eu sou estranha. Eu sou alvo de bad juju. Uns me amam, outros me odeiam e eu nem sou famosa (ainda). E daí surgem as mais interessantes situações.
Num mundo perfeito todos os meus amigos seriam amigos entre si. Mas o mundo não é perfeito, né? E eu, sinceramente, cansei de tentar agradar a gregos e troianos. E cansei de confiar em pessoas que não merecem confiança até prova em contrário. Falei. Ju disse que eu falo tudo pra todo mundo. Mas não tudo. Não o que me pedem pra não falar. Se é segredo, esclareça. Morre comigo. E se não é, eu posso contar pra quem eu quiser. Porque eu, eu sim, tenho pouquíssimos segredos. O que é segredo meu, eu não conto pra ninguém.

Humano, Demasiado Humano

"Porque é que, na maior parte das vezes, os homens na vida quotidiana dizem a verdade? Certamente, não porque um deus proibiu mentir. Mas sim, em primeiro lugar, porque é mais cômodo, pois a mentira exige invenção, dissimulação e memória. Por isso Swift diz: 'Quem conta uma mentira raramente se apercebe do pesado fardo que toma sobre si; é que, para manter uma mentira, tem de inventar outras vinte'. Em seguida, porque, em circunstâncias simples, é vantajoso dizer diretamente: quero isto, fiz aquilo, e outras coisas parecidas; portanto, porque a via da obrigação e da autoridade é mais segura que a do ardil. Se uma criança, porém, tiver sido educada em circunstâncias domésticas complicadas, então maneja a mentira com a mesma naturalidade e diz, involuntariamente, sempre aquilo que corresponde ao seu interesse; um sentido da verdade, uma repugnância ante a mentira em si, são-lhe completamente estranhos e inacessíveis, e, portanto, ela mente com toda a inocência".
.
Friedrich Nietzsche, em 'Humano, Demasiado Humano'.
Eu sempre tive algum de receio de extremos e excessos. Nunca achei saudável. Quando alguém é calado demais, quando alguém se esconde demais, quando alguém se mostra bem resolvido demais, quando alguém se expõe demais, quando alguém mente demais, quando alguém come demais, quando alguém fuma demais, quando alguém bebe demais, quando alguém é simpático demais, quando alguém é triste demais, quando alguém é feliz demais, quando alguém é fanático demais (?). Excesso é quase sinônimo de obsessão, deixa a pessoa cega e desesperada, sem saber como sair disso. E além disso, cortar o excesso significa mudar alguns hábitos (seja o de parar de fumar, parar de mentir, parar de se enganar, parar de comer, parar de beber, etc.) e mudança sempre dói um pouco. Acontece que quem não muda, quem não passa pelo sofrimento da mudança, nunca deixa de ser doente e acaba morrendo de excessos.

21.2.10

Comentam anonimamente que não tenho "estilo definido" e que "definitivamente não há bons textos" por aqui.
Daí que não compreendo porque o senhor anônimo volta ou se ainda o mesmo sabe o que diz.
Cheguei a uma conclusão.
Todo burro é agressivo. Deve ser revolta. De ser burro, é claro.

Hello, stranger!

Quem é você que está lendo todos os meus arquivos?
.
Engraçado como eu tenho uma enorme capacidade de virar personagem de histórias alheias, das quais eu nunca fiz parte. Como? Nem faço idéia.

Malditos memes.

Há 10 anos...
2000, eu estava no 1º ano colegial. É o ano que marco como "The Independece Day" em minha vida. Um divisor de águas; tudo por aqui se resume em antes e depois do CEFET. Jack, Aryadne, Vivian, Nai, Kleber, as piadas infames de Larissa, as futilidades de Nathália e o ombro sempre próximo e amigo de Antonio (aniversário dele amanhã, olha só!). Eu tinha medo de dormir só.
.
Há 5 anos...
2004/2005. Tinha acabado de me formar, nessa época eu era (sim, isso mesmo, "era" - do verbo "não atuo mais") Técnica em Serviços Turísticos e Hotelaria. Tava me formando (novamente) pelo CEFET, mas agora eu tinha turma e pensamentos novos. Achei de morar em Brasília e achava também que tinha nascido pra ser jornalista (risos). Entrei na faculdade, pirei o cabeção com uns malucos alternativos da Comunicação. Durou pouco tempo, 18 meses depois eu decidi que era Letras, graças a Deus. Já trabalhava, cuidava do departamento de seguro de viagem. Comecei intensamente minha relação com Caio Fernando Abreu. Fiz 20 anos, e não ganhei meu primeiro carro.
.
Há 2 anos...
2008. Comecei o ano um lixo, achava que nada daria certo, uma das piores fases da minha vida, perdi pessoas que eu gostava. Voltei pra Bahia. Mas também viajei muito. Bati o litoral nordestino quase todo... Nem lembro a ordem das coisas, mas quase não parei. Já tinha sido clonada cpf afora. Foi tudo muito louco e conheci muuuita gente legal neste ano .e eu tive a oportunidade de repetir quase todas as coisas que tinha iniciado por aqui antes. Acho que só superei o lixo do começo do ano porque passei praticamente o resto dele trabalhando pelo curso dos meus sonhos. Descobri que sexo e amor não são a mesma coisa. No meio do ano comecei a descobrir que nem todas as pessoas próximas a mim eram minhas amigas; mas fiz novas amizades, daquelas pra vida toda. Passei no vestibular, fui professora de Inglês, Matemática, História e Português: tinha uns 200 alunos. Foi neste ano que garanti minha vaga no céu!
.
Há 1 ano...
Eu estava em Petrolina para comemorar o aniversário da Cris. Comecei a faculdade de Letras. Não tranquei a faculdade de Comunicação, mas parei de sonhar com ela. Mestrado em Literatura Brasileira e Contemporânea, decidi. Passei o carnaval em casa porque não deu certo aproveitar Recife.
.
Ontem...
Acordei às 09h00, estudei Bioquímica pela primeira vez. E gostei. Descobri que ser Médica Veterinária não pode ser algo tão ruim. Decidi que serei a melhor Veterinária da história da Federal e que vou casar. Sim, casar! Família aos domingos, viagens de carro pelo Brasil e férias na Europa: casamento! Constatei que amor é tudo isso que eu sinto há uns 10 meses.
.
Amanhã...
É segunda-feira, pffff! Certamente vou trabalhar pela manhã, estudar à tarde e ir à UPE quando a noite chegar. Mas, por outro lado, vou encontrar Nádia, Lipe e Deby. E vai ser massa.
.
5 coisas sem as quais eu não posso viver:
- sem amor;
- sem minha família (louca e problemática);
- sem amigos;
- sem livros
- sem música.
(lista incompleta e fora de ordem).
.
5 coisas que eu compraria com mil reais:
- uma passagem aérea pra Recife e uns dias num hotel (pra namorar! rs);
- um cruzeiro de 7 noites, o MSC Musica, que vai pra Punta del Este e Buenos Aires (aiiii!);
- livros e cd's, um monte de livros e cd's.
- guardaria pras férias de jullho;
- presnetes para as pessoas que amo.
.
5 maus hábitos:
- ser muito cruel comigo mesma;
- pensar muito sobre o inevitável;
- sofrer por pensar muito sobre o inevitável;
- tomar muita coca-cola;
- limpar os óculos com a barra da camiseta;
.
3 coisas que me assustam:
- a morte (e outras coisas que a cercam);
- trocar Letras por Medicina Veterinária;
- sapos;
.
3 coisas que estou vestindo nesse momento:
- camiseta branca;
- calça jeans;
- havaianas;
.
Cantores ou bandas preferidas:
- Marisa (sempre) aos Monte(s);
- Bethânia e Vercilo;
- Pato Fu;
- Fernanda Porto;
- Zizi Possi;
Ai, tem tanta coisa, gente, não dá pra colocar aqui, né?!
...
.
3 coisas que realmente quero agora:
- comer caranguejo com Fá;
- assistir à final da Taça Guanabara (pra ver quem vai ser coroado mais vezes vice-campeão, se Botafogo ou Vasco);
- beijo e abraço (dela).

3 lugares onde quero ir nas férias:
- Roma;
- Paris;
- Disney (ou Eurodisney, pode ser também);
.

13.2.10

Era uma vez num começo de 13 de fevereiro de 2010, quando o cursor que barra as letras na tela ia e voltava. Os dedos no teclado ora levantavam pra se estralarem, ora batiam fora do ritmo sobre as letras. Os olhos se apertavam pela tela querendo cuspir alguma mágica literária.
.
Eram duas, três vezes num começo de 13 de fevereiro de 2010, quando as letras na tela saíam em busca do ponto final. Os dedos no teclado não tinham mais dúvida da próxima letra. Os olhos se arregalaram cumprindo a difícil tarefa de declarar a impossibilidade de a mágica literária aliviar o que guarda o coração.

3.2.10

Você já viu o significado de "saudade" no dicionário hoje?

1.2.10

...o Recife tem o carnaval melhor do meu Brasil. ♫♪



Do que vi, até aqui, me encanta a democracia, a festa, o entusiasmo, a alegria, a "encanteria" que tem o povo dessa cidade linda! E eu volto pro Galo da Madrugada. E a partir de hoje e para todo o sempre, promessa dessas de vela de sete dias e tudo, me recuso a ser infeliz!

...É lindo ver ver o dia amanhecer,

ouvir ao longe pastorinhas mil,

dizendo bem, que o Recife tem,

o carnaval melhor do meu Brasil ♫♪

Não há nada a ser esperado. E nem desesperado! Tô sozinha e com a ideia de que estive sempre. Mas tô bem, um "bem" assim batalhado e sofrido. Let's go, baby! O amor aqui é in e não off, lembra?